quarta-feira, 9 de junho de 2010

Literatura




A primeira personalidade a se destacar nas letras hondurenhas foi Josó Ccilio del Valle, polígrafo de conhecimentos enciclopédicos e que dedicou a vida à causa da unificação da América Central. A poesia romântica surgiu modestamente com Manuel Molina Vigil, mas o tradicionalismo literário sobreviveu até o século XX com Luis Andrés Zúñiga, cujas Fábulas (1917) foram reeditadas várias vezes. O período modernista revelou a poesia de Juan Ramón Molin, o maior poeta hondurenho, que recebeu forte influência de Rubén Darío. A edição de suas poesias no volume Tierra, mares y cielos (1911) deve-se a Froilán Turcios, também modernista autor de contos e romances fantásticos em estilo rebuscado. O nome mais famoso da literatura de Honduras é Rafael Heliodor Valle, historiador, poeta e jornalista. Destacam-se ainda Arturo Mejía Nieto, Claudio Barrera, que recebeu influência de César Vallejo e Pablo Neruda, e Roberto Sosa, o poeta de los pobres.






2 comentários:

  1. A literatura latino-americana, e aí a hondurenha inserida, é uma das mais fascinantes que acho. Cesar Vallejo, Rafael Heliodor, Arturo Mejía Nieto e outros são a glória de Honduras.

    Um blogue excelente. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Meus parabéns pelo blog, isso serviu e ajudou muito para eu fazer meu trabalho de escola. E conscerteza eu indico este blog para quem quer saber sobre Honduras... Meu parabens....

    ResponderEliminar